quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O relatório de Jefferson Peres (PDT/AM) que pede a cassação de Renan foi aprovado por 11 x 3, na Comissão de Ética do Senado. O desvotado Wellington Salgado (MG), o fiel escudeiro Almeida Lima (SE) e o vai-que-vai, Valdir Raupp (RO) votaram a favor de Calheiros. Os três tropeiros não viram nenhuma razão, nenhum motivo, nenhum indício de quebra de decoro no comportamento do agronegociante do ano, no caso da compra de rádios e jornais com laranjas. A trinca faz lembrar aquela conversa entre três cegos que filosofavam sobre sua deficiência. Pergunta o primeiro: - Qual é o pior cego?
Responde o segundo: - É aquele que não quer ver.
Então, diz o terceiro: - Não, é aquele que quer ver.
Aí o primeiro, com ar de vencedor, encerra o papo que ele mesmo tinha provocado:
- Que nada. O pior cego é aquele que é surdo e mudo também!

FIM DO TÚNEL
Antes de sair o pedido de cassação de Renan, a máquina do governo Lula descarrilou da Comissão de Étitica do Senado, os três rebeldes que poderiam derrubar a renovação da CPMF – o imposto do achaque. Foram vítimas do acidente de percurso: Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima; o gaúcho Pedro Simon e Gilvam Borges, do Amapá, ambos do PMDB. Ideli Salvatti, a locomotiva do trem que transporta a maior carga tributária do mundo, trocou Mozarildo por ela mesma. Mozarildo saiu botando fumaça pelo nariz. E ela pediu passagem e furou democraticamente a fila. No lugar de Simon sentou Valdir Raupp e Borges, de repente, virou Roseana Sarney que logo se acomodou na janela. Golpeados os rebeldes da base aliada, o governo atropelou todo mundo: 12 x 9. Depois disso, quem duvidar que a luz no fim do túnel em 2010 é um trem-bala que vai passar por cima de tudo, é doido de pedra.

OS PASSAGEIROS
Só para você anotar na sua agenda para as próximas eleições, veja os passageiros da agonia do trem que goleadores que botou nos trilhos o imposto do achaque: Almeida Lima (PMDB-SE), Aloizio Mercadante (PT-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Ideli Salvatti (PT-SC), Romero Jucá (PMDB-RR), Serys Slhessarenko (PT-MT), Sibá Machado (PT-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO), Valter Pereira (PMDB-MS), Wellington Salgado (PMDB-MG). Pois que sejam passageiros. E ligeiros.

O TRI
Quem usa a lei e a democracia do jeito que os tropeiros aliados a usaram em favor da renovação da CPMF na Comissão de Étitica do Senado, pode virar a mesa com a maior facilidade em qualquer votação. O Tri-mandato em 2010 está garantido.

IN MEMORIAN
De tudo quanto disse em 2002, Lula de nada se lembra. Está repetindo muito que não será candidato em 2010. Não demora nada, vai esquecer que disse isso.

PIADA ADAPTADA
Já deu para sentir que Lula tem dois problemas sérios: um é de memória; o outro, ele já esqueceu.

CONSULTE O MÉDICO
Continuam os sintomas. Seu médico deve ser consultado. Pergunte se ele sabe alguma coisa a respeito de um único centavo do imposto do cheque que tenha sido aplicado na saúde.

CORRE
Lula diz que vai visitar Fidel Castro. Vai logo, antes que acabe.

A CARTA
Jobim da Selva já provoca saudade de Waldir Pires em Lula. Mas, a culpa é do próprio Lula: quem é que pode ler uma carta em branco?!?

O MISSIVISTA
É pouco provável que a próxima correspondência de Lula para Jobim da Selva seja uma carta. Tem tudo para ser um reles um bilhete. Azul.